A Conscienciologia é o termo proposto pelo médico e pesquisador brasileiro Waldo Vieira (1932-2015) para definir a nova ciência dedicada ao estudo da consciência, que, dentre outros termos, é aquilo o que se denomina por ego, alma, espírito, essência, eu, individualidade, personalidade, pessoa, self, ser ou sujeito. A Conscienciologia parte do princípio de que a manifestação da consciência vai além do cérebro físico e que é independente do corpo humano. Este fato pode ser verificado, dentre outras maneiras, por meio da experiência fora-do-corpo.
A Conscienciologia baseia-se no Paradigma Consciencial como modelo científico para realizar suas investigações. Esse paradigma considera que todo ser vivo possui outros corpos ou veículos (holossoma) para se manifestar, além do corpo físico; interage em múltiplas dimensões (multidimensionalidade); é resultado de múltiplas existências (serialidade) e se interrelaciona a partir das bioenergias.
O princípio da descrença é a proposição fundamental da Conscienciologia na qual o pesquisador ou pesquisadora não deve aceitar nenhuma ideia de maneira apriorista, dogmática, mística, sem reflexão e sem submetê-la a uma análise crítica, desapaixonada e racional. Através do princípio da descrença a pessoa substitui a crença pelo conhecimento advindo da racionalidade e da experiência pessoal. O princípio da descrença representa um desafio prático para todos nós e pode ser postulado pela frase:
Não acredite em nada, nem mesmo no que lhe informarem aqui.
EXPERIMENTE.
Tenha suas experiências pessoais.
Fonte: Livro da Conscienciologia de Waldo Vieira.